Momentum
Momentum
A Momentum – Journalism and Tech Task Force é uma iniciativa global com base no Brasil, dedicada a explorar as complexas intersecções entre jornalismo e tecnologia e seu impacto para o debate público e o ambiente de informação. Por meio de pesquisa, mobilização, promoção de diálogo e de análise de cenários, nossas atividades buscam contribuir para um ecossistema de mídia independente, plural e sustentável – algo fundamental para a democracia.
A Momentum – Journalism and Tech Task Force constrói soluções que possam impactar positivamente o jornalismo. Desde contribuições para novos modelos regulatórios e políticas públicas na área, até diretrizes para o desenvolvimento de tecnologia que esteja a serviço do jornalismo de interesse público. Por meio da colaboração regional e transnacional queremos garantir que visões do Sul Global estejam representadas nesse debate que é de interesse global.
A iniciativa é apoiada pelo International Fund for Public Interest Media – IFPIM. No Brasil, está incubada no InternetLab, centro de pesquisa em direitos humanos e tecnologia.
O que está
em jogo?
Empresas e organizações de mídia em todo o mundo enfrentam diversos desafios, incluindo uma crise nos modelos de negócios, mudanças no comportamento do consumidor, baixa confiança por parte dos leitores, além de questões relacionadas à tecnologia. O resultado é um ecossistema vulnerável, que tem sua força e independência ameaçadas.
Embora a tecnologia tenha sempre desempenhado um papel fundamental na formação e evolução das empresas de mídia, a relação atual entre as grandes plataformas tecnológicas e o jornalismo se caracteriza por uma dependência estrutural, que gera crescente preocupação.
A relação entre essas plataformas e o mercado de notícias é não apenas complexa, mas marcada por uma significativa assimetria de poder. De um lado, temos algumas das empresas mais influentes do planeta; do outro, uma indústria em dificuldades, que perdeu relevância econômica e capacidade de inovação. Modelos tradicionais de distribuição, crescimento e receitas, predominantemente baseados na publicidade, já não são mais eficazes. Além de casos específicos de sucesso, o jornalismo global enfrenta uma crise grave de sustentabilidade.
Essa assimetria é ainda mais evidente nos mercados do Sul Global que, apesar de sua relevância para as plataformas, não são priorizados nas discussões e negociações que moldam a relação entre as grandes empresas de tecnologia e o ecossistema de notícias.
Esse quadro é acentuado pelas tecnologias emergentes. A Inteligência Artificial generativa e os LLMs (large language models) são um marco da tecnologia e irão remodelar a indústria de mídia. A IA ao mesmo tempo em que se apresenta como uma grande oportunidade, também pode impactar de maneira ainda mais aguda uma indústria que há tempos enfrenta uma crise profunda. Em qualquer um dos casos, podemos assumir que no futuro próximo veremos uma mudança drástica em relação à produção, distribuição e acesso à notícias.
Momentum surge para pensar estrategicamente sobre essas questões, buscando soluções inovadoras que possam contribuir para construção de uma nova visão para o jornalismo, capaz de inovar de acordo com as demandas dos tempos atuais e assim garantir sua sustentabilidade financeira e independência. Exploramos formas de equilibrar as relações de poder no mercado, com objetivo de garantir que o jornalismo de qualidade tenha os recursos necessários para continuar desempenhando sua função social como um dos pilares da democracia.
Hub de Pesquisadores
Pesquisadoras e pesquisadores brasileiros, espalhados por diferentes estados, têm se dedicado a investigar a intersecção entre jornalismo e tecnologia. O programa de Pesquisadores Associados da Momentum – Journalism and Tech Task Force, realizado em 2025, disponibiliza agora um mapa interativo com os contatos das 147 pessoas que se inscreveram na iniciativa e autorizaram a divulgação de suas informações. No mapa abaixo, é possível conferir a distribuição territorial desses pesquisadores e acessar seus perfis, fortalecendo conexões, trocas e possíveis colaborações no campo da comunicação.
Pesquisadores associados
Os pesquisadores e pesquisadoras associados(as) da Momentum são profissionais selecionados por sua experiência em temas relacionados a jornalismo, tecnologia e políticas públicas, que colaboram com a organização de forma não permanente. No âmbito do Hub, eles passaram por um programa intensivo de formação de duas semanas, voltado ao aprofundamento conceitual e metodológico, à troca interdisciplinar e à articulação entre a pesquisa e a incidência.
-
Felipe Lauritzen
Sciences Po Paris
Doutorando em Economia pela Sciences Po Paris. Mestre em Desenvolvimento Internacional pela mesma instituição e graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB).
https://www.linkedin.com/in/felipelauritzen/
-
Giulia Sbaraini Fontes
Università degli Studi di Milano
É pesquisadora de pós-doutorado na Università degli Studi di Milano, na Itália. Doutora e mestre em Ciência Política e graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Paraná.
-
João Pedro Malar Massa
ECA-USP
Bacharel em jornalismo e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, onde estudou processos de transformação digital no jornalismo.
https://www.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-pedro-malar-massa-1418aa18b/
-
Júlia Maria Caldeira
UFMG
Mestre em Direito Internacional Privado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada em Direito pela mesma instituição.
-
Lizete Barbosa da Nóbrega
USP
Coordenadora de Comunicação Estratégica e Inovação no Aláfia Lab e doutoranda em Ciências da Comunicação na USP. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e graduada em Jornalismo pela mesma instituição.
-
Marcelo Crispim da Fontoura
PUC - RS
Jornalista e doutor em Comunicação Social pela PUC-RS. É professor de jornalismo de dados e desinformação na Famecos-PUCRS, além de pesquisador no Atlas da Notícia e consultor para a IFCN e a Meedan.
-
Moisés Costa Pinto
UFBA
Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É graduado em jornalismo pela mesma universidade.
-
Raniê Solarevisky de Jesus
UFG
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Mídia e Cultura pela Universidade Federal de Goiás (UFG) Professor de Jornalismo e dos cursos de Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG. Editor do jornal-laboratório Lab Notícia
-
Stefanie Carlan da Silveira
UFSC
Professora do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR-UFSC) e do grupo COM+ da USP.